O Museu Naval é um lugar imperdível para quem quer conhecer a história marítima do Brasil. Com seu acervo de modelos navais, obras de arte e documentos históricos, o museu conta a história da Marinha do Brasil desde a época colonial até os dias de hoje.
Além disso, a exposição O Poder Naval na Formação do Brasil destaca a importância da Marinha para o país. Com sete salas ocupando o pavimento térreo do museu, a exposição é uma oportunidade única para entender como a Marinha ajudou a moldar o Brasil.
O edifício que hoje abriga o museu foi construído em 1868 para ser a sede do Clube Naval, mas ao longo dos anos, teve várias outras serventias nobres, todas elas ligadas à Marinha ou atividades correlatas da Marinha Brasileira.
O belo edifício é um exemplo notável de arquitetura neoclássica, que foi cuidadosamente restaurado e adaptado para abrigar o acervo do Museu Naval e Oceanográfico.
Rua Dom Mauel,15 – Praça XV
Rio de Janeiro/RJ
De terça a domingo: 13h às 17h.
Telefone: (21) 2532-5992 ou 2233-9165
E-mail: dphdm.agendamento@marinha.mil.br
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002