À Fundação VALE por acreditar na valorização da cultura brasileira e financiar produtos para a educação patrimonial e incentivo ao turismo. Obrigado, Eduardo Maciel, Thiago Saldanha, Vivian Medeiros, Bianca Mazurec, Ronney Soares e equipe.

À Célia Corsino, por acreditar no projeto e ter nos orientado por quais caminhos seguir.

Ao Deputado Federal Reginaldo Lopes, à Cristina Lopes, Jorge Luna, Maicow, Lucimara, Ricardo, Sheila e equipe pelo exemplo de trabalho realizado para o próximo, para o bem da sociedade (não importando o número de horas que tenha de ser empenhado);

À Angélica Maia, ao Deputado Estadual Fábio Cherem e Juliana Cherem por ajudar o destino a reunir a equipe que coordena este projeto;

À imprensa por levar nos sonhos a muitos outros;

À Lara, ao Pedrinho e seus exemplares pais;

À Lu, ao Adilton Parreira, ao Rodrigo e Adrielly por nos receberem de braços e corações abertos;

Ao José Albino Ribeiro (Zezinho), Késia Naves e Pedro Naves pelas oportunidades;

À Taciana Maria Lopes (in memoriam) pela inspiração;

Aos nossos pais, irmãos e amigos por entenderem nossa constante ausência devido ao excesso de viagens;

E à Deus.

Aos nossos patrocinadores ao longo destes anos

Por viabilizarem a execução dos projetos com os quais tanto sonhamos, agradecemos à Fundação VALE pela parceria e confiança.

Anteriormente contamos com o financiamento de outras instituições que proporcionaram a história que hoje podemos contar, agradecemos a (ao):

Banco BMG, representado por João Guimarães;

USIMINAS, representada pela Mariana Costa, Adriana Galuppo, Pedro, Cristiano e equipe do Instituto Cultural Usiminas.

V&M – VallourecManessman, representado pelo Sr. Sebastião Merije, Cássia, Camila, Alexander e Éder;

À Hispamar Satélites, representada por Cristina Domingos;

Ao Trem Minas Latícinios, representado por Gustavo Torga;

À Eletrobrás,Zenon Pereira Leitão, Jorge Kreimer, Esterina Bastos, Daniela Nascimento, Gilberto e Vera Gelio (equipe Rio de Janeiro)

Ao Ministério da Cultura

Pela efetivação das políticas públicas de incentivo à cultura, pela dedicação na análise e acompanhamento dos projetos que garantem que não só as nossas ideias mas as de muitos outros produtores culturais se tornem viáveis para patrocínio. Obrigado à vocês pareceristas anônimos pelo seu trabalho.

Ao IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus parceiro indiscutível e essencial à realização deste projeto, em especial aos seus presidentes: José Nascimento, Ângelo Oswaldo e à sua competente equipe: Paulo Speziali, Eneida Braga, Rose Miranda, Mário Chagas, Sylvana Cotrim, Ana Lourdes.

Ao IPHAN – Instituto Histórico e Artístico Nacional por acreditar no projeto ERA VIRTUAL – PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE e contribuir para sua viabilização. Obrigada Senhora Presidenta Jurema Machado;ao Diretor do Departamento de Articulação e Fomento, Sr. Luis Philippe Peres Torelly; à diretora Do Departamento de Patrimônio Imaterial, Sra. Célia Corsino; ao Rony Oliveira, Adélia Soares e equipe. À superintendência de Minas Gerais, Sra. Michele Arroyo e aos escritórios técnicos de Congonhas e Ouro Preto, respectivamente, Karine Oliveira e João Carlos Oliveira.

Agradecemos também ao Prof. Dr. Alberto Tibaji.

Ao Ministério da Educação

Pela parceria na distribuição gratuita às escolas do conteúdo produzido no projeto ERA VIRTUAL, ao Senhores Secretários de Educação Básica: Carlos Eduardo Bielschowsky, Romeu Caputo, Carmem Prata e equipe;

Ao Ministério da Ciência e Tecnologia

Pelo apoio à democratização do acesso ao portal por meio de seu Departamento de Popularização, em especial ao Prof. Ildeu Moreira de Castro e ao Luis.

Somos agradecidos pela oportunidade de ter virtualizado a exposição Biomas do Brasil, exibida durante a Rio+20 no Armazém do Porto, no Píer Mauá. Obrigado Prof. Ildeu, Mercedes Bustamante, José Sabino, MichaelaSandim Coelho, Luis e equipe da Natureza em foco.

À Rede Nacional de Pesquisa – RNP

Pela parceria a qual permite estabilidade de conexão aos visitantes do portal eravirtual.org, Sr. Nelson Simões da Silva, Antônio Carlos Fernandes Junior, Onilto Lima e Ildeu de Castro por viabilizar a parceria.

À Universidade Federal de São João del-Rei / UFSJ

Pelo apoio técnico na alocação de nosso servidor no momento em que o projeto nascia, obrigado Prof. Dr. Helvécio Reis, Prof. Erivelton Nepomuceno, Regina, Luis Fernando, Roosevelt e Mauro Lovato;

À Casa da Ciência – Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ

Pela oportunidade de realizar visitas virtuais tão incríveis e desafiadoras, as quais sempre nos levam a criar sempre, obrigado à Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ pela existência da Casa da Ciência, à CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, à FINEP, Eletrobrás, Faperj, ao Ministério de Minas e Energia, ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Ao Museu de Geologia da UFRJ, ao CNPQ, à FAPERJ, a Petrobrás. E é claro, à querida e empolgante Fátima Brito, Luciane Correia, Isabel Cristina Azevedo, Luiz Tapiti, Cláudia Pereira, Ana Paula PT, Kaik, Simone, Casadei, Markito, Márcia, à equipe do MBA Cultural e a toda equipe da Casa da Ciência que sempre nos assessora com carinho e dedicação;

Museu Imperial (2014)

Ao IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura, seu diretor Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, ao diretor do Museu Imperial Sr. Maurício Vicente Ferreira Júnior, à dedicada equipe de museologia representada por Ana Luísa Camargo, à equipe de comunicação Bárbara Skaba e à equipe de segurança que permitiu a realização do trabalho.

Museu do Universo – Planetário do Rio de Janeiro (2013)

À Prefeitura do Rio de Janeiro, a Fundação Planetário do Rio de Janeiro, ao seu diretor Celso Cunha, ao diretor de astronomia Fernando Vieira, Alexandre Chermann, Melissa Ferreira e equipe de comunicação, equipe técnica no auxílio à transposição dos elementos interativos para à visita virtual. Agradecemos a toda equipe do Planetário por possibilitar o desenvolvimento deste trabalho que auxilia na democratização de tão importante acervo interativo, único no país.

Museu de Arte Sacra de São João del-Rei (2013)

À Associação de Amigos do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, ao Mauro André Santos, a Alzira Agostini, a Cibele e equipe do museu por permitir que trabalhássemos em nossa cidade natal, mais próximo do que nunca do que formou nossa identidade cultural. Obrigado!

Ao Museu da Memória Republicana Brasileira (2013)

Ao Governo do Estado do Maranhão, à Secretaria de Educação, à Fundação da Memória Republicana Brasileira por viabilizar o projeto de modernização do museu, que incluiu dentre tantas outras ações a criação da visita virtual, lançada no mesmo dia da abertura da nova exposição de longa duração. Agradecemos Presidenta Anna Graziella Santana Neiva Costa, Carmem Luciana Morales Raposo, Danielle Rodrigues, DandaraBalby, Ytayatya, Sidney, Jorge, Yndara, Marcela Simplício, Rogério Chaves, Loyd Martins, Elder, Sr. Hilton e toda calorosa equipe que nos auxiliou em todas as etapas dos trabalhos lá desenvolvidos.

Ao Porto do Itaqui, à Empresa Maranhense de Administração Portuária, ao Presidente Luiz Carlos Fossati, à Solange, Georgia Malheiros, Thais Lago e equipe por viabilizarem as ações de modernização no Museu da Memória Republicana Brasileira.

Museu da Inconfidência (2012)

Ao IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura, seu diretor José Nascimento, Rose Miranda, ao Paulo Speziali, ao seu diretor Rui Mourão, Carmem Lemos, Rosa Oliveira Wood, Cláudia Klock e equipe.

Casa de Oswaldo Cruz – COC/FIOCRUZ (2012)

À FIOCRUZ, à diretoria da COC, Nara Margareth Silva Azevedo, à Nercilene Monteiro (Leninha), Analuce Girão, Cláudia Oliveira, Fábio, Marcelo, Roberto e aos monitores.

Museu do Diamante (2012)

Ao IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura,  seu diretor José Nascimento, Rose Miranda, ao Paulo Speziali, à sua diretora Lilian Oliveira, à toda a equipe do museu, Andrea, Liliane, Juliane,Marco aos seguranças, ao Sr. Assis Horta e seu filho Isnar Horta por autorizar a divulgação de suas fotos de Diamantina, tão importantes no processo de compreensão dessa sociedade.

Casa Guimarães Rosa (2011)

Ao grande autor pelas suas histórias a serviço das coisas mais altas: João Guimarães Rosa; À Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, ao Secretário Washington Mello, à Superintendência de Museus, à Ana Werneck, ao Thiago Costa, ao Ronaldo Alves, à Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa, à Solange Agripa Trombini, ao Grupo de Contadores de História Miguilins, às suas coordenadoras Dôra Guimarães e Elisa Almeida por seu importante trabalho, aos meninos e meninas por encantar à todos com as palavras de Rosa, ao Fábio por inspirar a garotada, à Lígia, à Marlene, ao Osmar; ao Brasinha e sua esposa Darci.

Museu Casa Guignard (2011)

À Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, ao Secretário Washington Mello, à Superintendência de Museus, à Ana Werneck, ao Thiago Costa, ao diretor Gélsio Fontes, à Carol, à Eliane e todos os outros funcionários.

Museu da República (2011)

Ao IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura,  àMagaly Cabral, Vera Mangas, Maria Helena Versiani, Jorge Granja, Elizabeth Abel, André Andilon Angulo, à Normanda de Freitas, Isabel Portella, ao Eduardo Seffrin,  a todos os funcionários do museu e em especial à equipe da segurança.

Museu Histórico Abílio Barreto (2011)

À Prefeitura de Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura, ao diretor do MhABLeonidas Oliveira, Silvana Coser, Carla Silvana Alves, Marise Muniz e a toda equipe do MhAB que nos auxiliou durante o trabalho no museu.

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST (2011)

A equipe do Museu de Astronomia e Ciências Afins, ao Antônio Carlos Martins, Vera Pinheiro, Geisa Castro e à Mariana Vieira Soares como representante do Estúdio Preto e Branco, que desenvolveu produtos para a exposição física.

Memorial Tancredo Neves (2011)

À Andréia Neves, José Eduardo Guimarães, ao Banco Itaú, diretor Vicente, Dora e equipe do museu que nos auxiliou no desenvolvimento dos trabalhos.

Ao Museu de Artes e Ofícios (2010)

Ângela Gutierrez, ao Instituto Flávio Gutierrez, Ana Beatris, Ana Cristina, Gabriela, Célia Corsino, Paulo, Alaor, Lázaro, Rochelle, Sabrina, Fátima, Ludmila, Sr. Adão, Ana Lúcia, Lúcia e a todos funcionários.

Museu do Oratório (2010)

Ângela Gutierrez, ao Instituto Flávio Gutierrez, Denise Lustosa, Angélica, Marconi e aos outros funcionários que com gentileza e prontidão nos receberam.

Casa de Cora Coralina (2010)

À grande poetisa brasileira pela sua gentileza em forma de verso: Cora Coralina;  ao Paulo (neto de Cora), à Associação de amigos da Casa de Cora Coralina, à Marlene, aos funcionários do museu e à Nice.

Museu Nacional do Mar (2010)

Ao IPHAN, ao Dalmo Vieira Filho, à Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar, à Fundação Catarinense de Cultura, à Ana Lúcia Coutinho, Alice Hostin, Cleo, Aninha (Ana Elizabeth), à equipe do Bistrô – Sandra, João Carlos e seus funcionários, Rosane, Thalita, Wander, Mikailton, Eliane, Camila, Paula, Adriana, Martinele, Jonathan e a todos os outros funcionários e voluntários que ajudam a manter o museu, como o Sr. Conny.

Museu Victor Meirelles (2010)

Ao IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura,  José Nascimento, Rose Miranda, ao Paulo Speziali,  à Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles, à Lourdes Rossetto, à Aline, Letícia, Bruna, Ana, Anderson, Eduardo Marques, à equipe do educativo e a todos os outros funcionários.

Bienal Brasileira de Design (2008)

Ao Movimento Brasil Competitivo – MBC, Denise Alves, Vitor Rossiter;

Casa FIAT de Cultura (2008)

Pelo apoio dado ao projeto quando ainda ensaiávamos os primeiros passos, lhes agradecemos Sr. José Eduardo de Lima, Ana Vilela, Paula, Paula Loureiro, À APPA – Associação Pró-Cultura do Palácio das Artes, ao LuisIguinoa, Agostinho Resende Neves, à Fundação Estudar e à Pinacoteca do Estado de São Paulo.