Prepare-se para uma viagem por três séculos de história e cultura na cidade dos sinos. Cercada pelas serras de São José e do Lenheiro, São João del-Rei apresenta uma arquitetura barroca encantadora que vai te levar a uma autêntica viagem no tempo. As igrejas São francisco de Assis, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Rosário, das Mercês e do Carmo, junto às capelas da cidade, vão te mostrar o badalar tradicional dos sinos, que soam da mesma forma desde o século XVIII e fazem a cidade ser conhecida como “a terra onde os sinos falam”.
A região são-joanense era originalmente habitada por indígenas puris e foi colonizada pelos portugueses a partir do final do século XVII. Em 1713, pouco após a Guerra dos Emboabas, foi criada a vila São João del-Rei, nomeada em homenagem a D. João V e Tomé Portes Del Rei. Graças à mineração de ouro e à produção de café e açúcar, a região prosperou comercialmente e, durante o século XVIII, tornou-se um importante centro cultural e comercial.
Durante a visita, você vai poder visitar o interior das igrejas, conhecer seus detalhes arquitetônicos e os pontos turísticos da cidade, como: Memorial Tancredo Neves, Igreja São Francisco de Assis, Córrego do Lenheiro, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Largo do Rosário, Teatro Municipal, Ponte do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja do Carmo, Ponte da Cadeia, Estação Ferroviária e muito mais.
A visita virtual a São João del-Rei faz parte do projeto ERA VIRTUAL – CIDADES PATRIMÔNIO o qual tem por objetivo promover e divulgar os sítios brasileiros declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002