Essa visita foi desenvolvida utilizando o plugin Adobe Flash Player que não é mais suportado pelos principais navegadores. Para visitá-la você precisará instalar uma versão antiga do navegador Mozilla Firefox juntamente com o plugin Adobe Flash Player.
A missão foi cumprida e, depois de anos de existência, pesquisa e uma reforma que culminou no aparelhamento da instituição com as novidades do século XXI, o Museu da Inconfidência está aberto para o público para contar um pouco da história da Conjuração para as pessoas.
Olhar viajante propõe uma reflexão sobre a contribuição estrangeira à arte brasileira do século XIX por meio de uma seleção de 182 obras da Coleção Brasiliana, doadas pela Fundação Estudar à Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra compõe uma visão do Brasil a partir de três segmentos: Rio de Janeiro e a Corte; Registros de Viajantes e Paisagens do Brasil.
Com olhar atento e investigador, impregnado pelo espírito aventureiro e a mentalidade romântica peculiar à época, esses viajantes geraram um imenso legado de imagens sobre o Brasil, hoje conhecido por “brasiliana”, contribuição inestimável para o estudo e conhecimento da história, da cultura e da arte nacional no século XIX.
A exposição Olhar Viajante da Coleção Brasiliana, Fundação Estudar da Pinacoteca do Estado de São Paulo, esteve em cartaz na Casa Fiat de Cultura em novembro de 2008 e foi eternizada aqui no site Era Virtual. Para informações atuais da instituição acesse os dados abaixo.
* À época da criação desta visita virtual a Casa FIAT funcionava em outro endereço. Desde 2014, a instituiçao localiza-se na Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Endereço: Praça da Liberdade, 10, Funcionários
Belo Horizonte | Minas Gerais
Tel: +55 (31) 3289-8900
Fax: +55 (31) 3289-8920
Exposições: terça a sexta – 10h às 21h
Sábado, domingo e feriados – 14h às 21h
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002