Escolha um idioma e comece a navegar
A produção artística do século XIX no Brasil pode ser vista nesta exposição. Sua importância está no fato de que, na medida em que acompanha e se associa ao processo de constituição da nação brasileira, contribuindo de modo decisivo para a definição de uma imagem do país perante as demais nações do mundo, ela traz um olhar acerca do nosso país à época do descobrimento.
A missão foi cumprida e, depois de anos de existência, pesquisa e uma reforma que culminou no aparelhamento da instituição com as novidades do século XXI, o Museu da Inconfidência está aberto para o público para contar um pouco da história da Conjuração para as pessoas.
O acervo da exposição:
Olhar viajante propõe uma reflexão sobre a contribuição estrangeira à arte brasileira do século XIX por meio de uma seleção de 182 obras da Coleção Brasiliana, doadas pela Fundação Estudar à Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra compõe uma visão do Brasil a partir de três segmentos: Rio de Janeiro e a Corte; Registros de Viajantes e Paisagens do Brasil.
Com olhar atento e investigador, impregnado pelo espírito aventureiro e a mentalidade romântica peculiar à época, esses viajantes geraram um imenso legado de imagens sobre o Brasil, hoje conhecido por “brasiliana”, contribuição inestimável para o estudo e conhecimento da história, da cultura e da arte nacional no século XIX.
Quando:
A exposição Olhar Viajante da Coleção Brasiliana, Fundação Estudar da Pinacoteca do Estado de São Paulo, esteve em cartaz na Casa Fiat de Cultura em novembro de 2008 e foi eternizada aqui no site Era Virtual. Para informações atuais da instituição acesse os dados abaixo.
Visite a Casa Fiat de Cultura:
* À época da criação desta visita virtual a Casa FIAT funcionava em outro endereço. Desde 2014, a instituiçao localiza-se na Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Endereço: Praça da Liberdade, 10, Funcionários
Belo Horizonte | Minas Gerais
Tel: +55 (31) 3289-8900
Fax: +55 (31) 3289-8920
Site: www.casafiatdecultura.com.br
Horários de visitação:
Exposições: terça a sexta – 10h às 21h
Sábado, domingo e feriados – 14h às 21h