Pesquisar
Close this search box.

O que você encontra aqui

O Museu Virtual Pietro Ubaldi apresenta visitas virtuais às cidades da Itália onde viveu o escritor Pietro Ubaldi.

Na Itália, percorre-se a Úmbria, região central, em que se localizam cidades onde ele viveu: Foligno, sua cidade natal; Spoleto, local dos primeiros estudos; Assis, com sua sempre inspiradora influência franciscana; Peruggia, onde está a casa de campo que tanto escreveu e Gubbio, a pequena vila entre montanhas que o acolhera por 20 anos.
Também compõe o museu virtual a visita à Falconara Marítima, às margens do Mar Adriático, um balneário na província de Ancona. Lá Ubaldi estivera com sua família e fora inspirado para a redação de “A GRANDE SÍNTESE”.
Neste museu virtual, pode-se visitar Roma, onde o autor cursou a faculdade de direito.
Seguindo os passos de Ubaldi, vamos para o extremo sul da Itália, na ilha de Sicília, na cidade de Módica. Aos 45 anos, Pietro Ubaldi assumiu o cargo de professor de inglês nesta cidade, afastando-se da riqueza material. Confirmou seu voto de pobreza, ao seu ver, condição essencial para a confirmação dos ensinamentos de Cristo.
E, finalizamos ao norte, no porto de Gênova, província de Ligúria, local de onde partira Pietro Ubaldi e sua família com destino ao Brasil em 1952.

Na continuidade do Museu Virtual, o internauta chega ao Brasil. Passa por Campos dos Goytacazes, Brasília e São Paulo. Em terras brasileiras, mais maduro, ele já se encontra “consciente para a vida, e se prepara para a continuação do trabalho criativo e sem fim, do seu próprio espírito”. Fazendo jus a sua obra, dali por diante, o conteúdo do museu virtual se concentra, principalmente, nas suas publicações e nas ações de divulgação que ocorreram. Naquele momento, o homem já havia sido tomado pela obra e o sujeito já não mais importava. De fatos, passamos aos ensinamentos. No Brasil, como etapa de trabalho, confirmou-se, a fase do resgate de documentos e estudo de originais, processo que apenas se iniciou e continuará por anos.

Fique por dentro:

Para reconstruir a história de Pietro Ubaldi, que chega ao Brasil já despido de si mesmo, foi necessário revisitar suas origens, buscar o homem naquele que chegou ao Brasil na década de 50. Quase um contrassenso, o desafio de criação destas visitas virtuais nos fez caminhar ao contrário do escritor, tivemos de ir do espírito para o homem. Tudo isto, para num esforço posterior de gravações, edições, montagens e programação realizar um rascunho do processo de maturação interior de Pietro Ubaldi.

Visitá-lo é se deixar levar ao encontro das raízes das crenças populares e da formação cultural do Brasil.

A instituição responsável pelo Museu Virtual Pietro Ubaldi é o Instituto Pietro Ubaldi.

Instituto Pietro Ubaldi
Av. José Alves de Azevedo, 422
Parque Rosário
Campos dos Goytacazes
CEP 28.030-130
www.pietroubaldi.org
(22) 2722-2266

[elementor_iframe_url]

memorial da justiça do trabalho da 21ª região

O que você encontra aqui

O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.

A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.

Fique por dentro:

Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.

Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.

Visite o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região:

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN

Contato

Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002