Pesquisar
Close this search box.

Aviso

Essa visita foi desenvolvida utilizando o plugin Adobe Flash Player que não é mais suportado pelos principais navegadores. Para visitá-la você precisará instalar uma versão antiga do navegador Mozilla Firefox juntamente com o plugin Adobe Flash Player. 

O que você encontra aqui

A Estrada de Ferro Vitória a Minas foi criada com o objetivo de ser elo de ligação entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, e por fim, via de escoamento da produção mineira, café e madeira inicialmente, o minério de ferro foi descoberto anos depois de iniciado a construção da ferrovia. O estado do Espírito Santo era agraciado com um vasto litoral, assim surge a necessidade da construção de uma estrada de ferro que unisse os dois estados, que além de permitir as exportações das matérias-primas mineiras, permitiria o desbravamento das perigosas matas do Espírito Santo.

Instalado na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, o Museu Valeguardaessa memória viva para muitos mineiros e capixabas, já que a Estrada de Ferro Vitória a Minas se mantem como importante via de transporte, seja de matérias-primas, produtos manufaturados, bem como de sonhos, dos muitos passageiros que fazem dela rota de viagem diariamente.

Fique por dentro:

Na visita pelas dependências do Museu Vale poderemos conhecer um pouco dessa história, através de objetos, instrumentos topográficos, ferramentas, fotos, que de certa forma ilustram e nos remetem a uma época onde a vontade de se concretizar um objetivo, era superior as dificuldades encontradas, e não foram poucas, enfrentadas pelos homens que desbravaram as densas florestas, abrindo caminho para o progresso.

Além do acervo histórico, no edifício sede do museu, podemos entrar no galpão de exposições e conferir o melhor em termos de mostras de arte contemporânea, sentar para um café no restaurante “Café do Museu”, adaptado em antigos vagões de trem, além de apreciar o belo entorno do Museu Vale, cuja frente se avista a bela paisagem da baía de Vitória, o tráfego frequente das embarcações que diariamente chegam e partem do Porto de Vitória aos mais variados destinos.

Como chegar:

  • Vindo de Carro 

Sentido Vitória para Vila Velha:
Ir pela Av. Alexandre Buaiz, passar pela ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), no trevo, entrar à direita, sentido à sede da Polícia Federal, entrar à esquerda, contornar por debaixo do Viaduto. Passará ao lado do pátio de manobras da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Após o viaduto, haverá placa indicando a entrada do Museu Vale.

Sentido Vila Velha para Vitória:
Seguir pela Av. Carlos Lindenberg, na bifurcação com a Ponte do Príncipe (segunda ponte), tomar à direita a entrada para o bairro de São Torquato, seguir sentido à ponte Florentino Ávidos (Cinco Pontes). No trevo e última entrada antes da ponte, entre à direita. Avistará placa indicando a entrada do Museu Vale.

  • Vindo de Ônibus Circular

As linhas intermunicipais que passam próximo ao Museu são: 516, 559, 572, 573, 574 e 597. Como proceder: Saltar em frente ao antigo supermercado São José. Caminhar em direção à ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes). Na altura do trevo entrar à direita (última entrada antes da ponte). Seguir em direção ao totem verde que identifica a entrada do Museu Vale.

Visite o Museu Vale:

logo_mvale

Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, SNº, Argolas, Vila Velha, ES, CEP: 29114-920

Horários:

Janeiro
Segundas – fechado para o público (manutenção semanal)
Terças a domingos – 10h às 18h

Fevereiro a dezembro
Segundas – fechado para o público (manutenção semanal)
Terças a sextas – 8h às17h
Sábados e domingos – 10h às18h

Entrada gratuita

[elementor_iframe_url]

memorial da justiça do trabalho da 21ª região

O que você encontra aqui

O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.

A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.

Fique por dentro:

Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.

Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.

Visite o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região:

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN

Contato

Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002