Visita Virtual à Exp. biomas do Brasil - Português                   Visita Virtual à Exp. Biomas do Brasil - Inglês                  Visita virtual à Exp. Biomas do Brasil - Español                   Visita virtual a Exp. Biomas do Brasil - Français

Escolha um idioma e comece a navegar 

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto foi criado em 1995, devido à construção do novo Campus Universitário, no Morro do Cruzeiro, onde as atividades acadêmicas foram transferidas para aquele local. Coube então à antiga sede da Escola de Minas contar a história desta instituição e dos ramos das ciências por ela ministrada em mais de um século de existência. Hoje, todo este valioso acervo está exposto e organizado em setores temáticos, que abrangem várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

O que você encontra por aqui:

O acervo do museu é composto desde peças de história natural a peças que atestam o pioneirismo científico e tecnológico observados nos Setores de Mineralogia, Mineração e o de Metalurgia. Além de outros setores, como os de Física, Química, Topografia e Desenho Técnico, sem as quais as ciências mínero-metalúrgica não teriam evoluído. Assim, o MCT desmistifica e abre um novo mundo de conhecimento para todos que por aqui chegam. Conheça ainda peças que faziam parte da rotina didática desta instituição de ensino, e também um curioso Observatório de Astronomia, aberto a visitação noturna.

Fique por dentro:

A criação da Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876, ajudou a estabelecer um marco do pioneirismo nas áreas de Engenharia Civil, Geológica, Minas e Metalurgia no Brasil, o que propiciou a formação dos precursores da implantação do parque mínero-metalúrgico brasileiro. Fruto de medidas estabelecidas por D. Pedro II a favor do desenvolvimento da cultura científica, aliada ao melhor aproveitamento das riquezas minerais do novo país, essa instituição teve como fundador o cientista francês Claude Henri Gorceix. Este trouxe, em 1875, do Rio de Janeiro, a primeira coleção de minerais, com amostras do Laboratório de Mineralogia e Geologia, que ele geria naquela cidade.

O Museu de Ciência e Técnica também possui setores localizados em outros prédios da UFOP, que não podem ser vistos nesta visita virtual:

O Setor de Siderurgia, está instalado no Parque Metalúrgico-Centro de Artes e Convenções da UFOP. E o Setor de Transporte Ferroviário, funciona na estação de trem de Ouro Preto, mantido pelo Projeto Trem da Vale.


Visite o Museu de Ciência e Técnica:logo_cienciatecnica

Praça Tiradentes, 20 – Centro.

Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597

Contato: museu@ufop.br

Horário de visitas:

Terça a domingo – 12h às 17h

Setores de Astronomia, Topografia, Desenho e Observatório Astronômico: aos sábados, das 20h às 22h

*GRÁTIS – moradores de Ouro Preto e Mariana, brasileiros acima de 60 anos, crianças até 10 anos. (acompanhados de responsáveis).