Essa visita foi desenvolvida utilizando o plugin Adobe Flash Player que não é mais suportado pelos principais navegadores. Para visitá-la você precisará instalar uma versão antiga do navegador Mozilla Firefox juntamente com o plugin Adobe Flash Player.
O acervo do museu é composto desde peças de história natural a peças que atestam o pioneirismo científico e tecnológico observados nos Setores de Mineralogia, Mineração e o de Metalurgia. Além de outros setores, como os de Física, Química, Topografia e Desenho Técnico, sem as quais as ciências mínero-metalúrgica não teriam evoluído. Assim, o MCT desmistifica e abre um novo mundo de conhecimento para todos que por aqui chegam. Conheça ainda peças que faziam parte da rotina didática desta instituição de ensino, e também um curioso Observatório de Astronomia, aberto a visitação noturna.
A criação da Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876, ajudou a estabelecer um marco do pioneirismo nas áreas de Engenharia Civil, Geológica, Minas e Metalurgia no Brasil, o que propiciou a formação dos precursores da implantação do parque mínero-metalúrgico brasileiro. Fruto de medidas estabelecidas por D. Pedro II a favor do desenvolvimento da cultura científica, aliada ao melhor aproveitamento das riquezas minerais do novo país, essa instituição teve como fundador o cientista francês Claude Henri Gorceix. Este trouxe, em 1875, do Rio de Janeiro, a primeira coleção de minerais, com amostras do Laboratório de Mineralogia e Geologia, que ele geria naquela cidade.
O Museu de Ciência e Técnica também possui setores localizados em outros prédios da UFOP, que não podem ser vistos nesta visita virtual:
O Setor de Siderurgia, está instalado no Parque Metalúrgico-Centro de Artes e Convenções da UFOP. E o Setor de Transporte Ferroviário, funciona na estação de trem de Ouro.
Praça Tiradentes, 20 – Centro.
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br
Horário de visitas:
Terça a domingo – 12h às 17h
Setores de Astronomia, Topografia, Desenho e Observatório Astronômico: aos sábados, das 20h às 22h
*GRÁTIS – moradores de Ouro Preto e Mariana, brasileiros acima de 60 anos, crianças até 10 anos. (acompanhados de responsáveis).
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002