Essa visita foi desenvolvida utilizando o plugin Adobe Flash Player que não é mais suportado pelos principais navegadores. Para visitá-la você precisará instalar uma versão antiga do navegador Mozilla Firefox juntamente com o plugin Adobe Flash Player.
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) é um espaço dedicado à preservação e valorização da história do Brasil, com foco no período da redemocratização. Inaugurada em 2011, a Fundação abriga o único acervo presidencial do Nordeste, composto por cerca de 1 milhão de documentos doados pelo ex-presidente José Sarney. Este material inclui registros históricos do governo Sarney (1985-1990), como agendas, cartas, planos econômicos, acordos diplomáticos e documentos que marcaram a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela promulgação da Constituição de 1988.
Além dos documentos, o acervo reúne 50 mil fotografias, 800 vídeos e 5 mil itens iconográficos, como medalhas, diplomas, esculturas e obras de arte oferecidas por líderes de diversas nações. Todos esses itens foram digitalizados, permitindo consultas online e democratizando o conhecimento sobre este importante período da história brasileira.
A Fundação também é sede da Biblioteca Padre Antônio Vieira, com mais de 26 mil volumes, incluindo raridades como uma edição de Dom Quixote de La Mancha (1837) e a Divina Comédia (1918).
Os visitantes podem conhecer o Museu da Fundação, onde 30% do acervo museográfico está em exposição permanente, enquanto o restante está disponível para consulta mediante agendamento prévio.
Convento das Mercês, Rua da Palma, Centro Histórico
São Luís – MA
Horário de Visitação:
Segunda a Sexta: 8h
Sábado: 8h às 12h
Contato:
Email: fmrb_agpesquisa@fmrb.ma.gov.br
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002