Escolha um idioma e navegue pelo museu
Um convite a conhecer parte da história da justiça mineira, eternizada nos muitos documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.
O que você encontra por aqui
Como ferramenta de construção e/ou afirmação de identidade, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro, se consolidou como a instituição guardiã da memória coletiva, e por isso cada fragmento histórico em exposição tem valoração singular e importância imensurável. Tendo como premissa a divulgação e promoção do conhecimento, o Museu da Mejud mantém exposições permanentes e itinerantes.
Nas visitas ao Museu, podem-se contemplar exemplares raros: o livro Brazil Pitoresco de 1858, a Carta de Alforria da escrava Chica da Silva, o processo do Caso dos Irmãos Naves, considerado como um dos maiores erros da justiça brasileira, e inventários diversos, dentre eles, o da controversa Dona Beja. Há também peças tridimensionais: urnas, escarradeiras de porcelana do século XVIII, medalhas, comendas, canetas e tinteiros, mobiliário, além de vasta iconografia.
Fique por dentro:
Localizado no centenário Palácio da Justiça “Rodrigues Campos”, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira, eternizada nos muitos documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.
Visite o Museu da Memória do Judiciário Mineiro
Avenida Afonso Pena, 1420, Centro,
Belo Horizonte, Minas Gerais
De segunda à sexta de 13:00 às 17:00
Entrada franca
Contato: (31) 32376224/ 6249
mejud@tjmg.jus.br