Pesquisar
Close this search box.

O que você encontra aqui

O Museu das Minas e do Metal abriga um importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

Com a missão de instigar a valorização dos patrimônios geológico e cultural, bem como a produção do conhecimento científico, a partir do universo dos minerais, por meio de atividades educativas, culturais e científicas, que promovam conexões entre pessoas, tempos e saberes, de forma inclusiva, o Museu das Minas e do Metal tornou-se referência em geociências e está entre os mais importantes museus de ciência e tecnologia do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente como um espaço cultural de ciência e pesquisa, em diálogo permanente com a sociedade.

Fique por dentro:

De portas abertas ao público desde 22 de junho de 2010, o Museu das Minas e do Metal se consolidou como uma instituição reconhecida na cultura do país. Cerca de 1 milhão 325 mil pessoas visitaram o museu neste período, com acesso gratuito a informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil e, certamente, para muito mais além disso.

Mais de 240 mil pessoas participaram de ações culturais oferecidas pelo museu em diferentes eixos, tais como música, literatura e poesia, terceira idade, cultura e arte negra, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, ciência e tecnologia, crianças, vínculo com a cidade e bem-estar. Outras 210 mil pessoas foram atendidas em ações educativas do museu, participando de visitas mediadas, oficinas, contação de histórias, dinâmicas, encenações, além de diversas exposições temporárias. Foram cerca de 1.145 atividades culturais oferecidas ao público nestes onze anos de funcionamento, uma média de 104 ações ao ano e 9 atividades mensais.

Visite o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal:

Praça da Liberdade, s/nº – Prédio Rosa – Funcionários

Belo Horizonte / MG

Horários de Visitação:

Terça a sábado – de 11 às 18h

Quinta-feira – de 11 às 21h

Toda última terça-feira do mês – de 12 às 17h

memorial da justiça do trabalho da 21ª região

O que você encontra aqui

O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.

A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.

Fique por dentro:

Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.

Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.

Visite o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região:

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN

Contato

Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002