Pesquisar
Close this search box.

O que você encontra aqui

Diamantina é um exemplo peculiar de cidade barroca. Aqui você vai entender como a extração do diamante no século XVIII esculpiu a arquitetura e a cultura de um lugar. A cidade chama atenção pela exuberante beleza natural e o majestoso casario conservado desde o século XVIII. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938, a cidade dos diamantes foi consagrada Patrimônio Histórico da Humanidade em 1999. Além de tradições musicais, religiosas e folclóricas, Diamantina é rica em trilhas, cachoeiras e passeios incríveis.

Tem muita história e cultura por Diamantina, terra onde nasceram Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, e Chica da Silva, a escravizada que se tornou rainha. Até o século XVIII só se encontrava diamantes nas índias, até descobrirem as primeiras pedras do cristal em diamantina, o que acendeu o interesse da Coroa Portuguesa pela região. A cidade teve a extração de três milhões de quilates de diamantes. O trabalho escravo moldou esse lugar desde o apogeu da extração até a sua decadência.

Durante a visita, você vai conhecer Diamantina e as histórias maravilhosas que a cidade tem para contar. Esteja atento aos detalhes arquitetônicos da cidade para aprender como a extração de diamante influenciou a cultura de Diamantina em atrações como: Museu do Diamante, Capela do Amparo, Catedral de Santo Antônio, Mercado dos Tropeiros, Casa de Chica da Silva, Serra dos Cristais, Casa de JK e muito mais.

ERA VIRTUAL – PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE

A visita virtual a Diamantina faz parte do projeto ERA VIRTUAL – CIDADES PATRIMÔNIO o qual tem por objetivo promover e divulgar os sítios brasileiros declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

[elementor_iframe_url]

memorial da justiça do trabalho da 21ª região

O que você encontra aqui

O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.

A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.

Fique por dentro:

Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.

Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.

Visite o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região:

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN

Contato

Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002