O Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais foi inaugurado em 1997 e está instalado no saguão do prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. O espaço abriga a exposição de longa duração “Trabalho & Cidadania”, que retrata questões sobre o mundo do trabalho em diferentes períodos da história do Brasil, relacionando essas questões às reflexões sobre a construção da cidadania e do papel da Justiça do Trabalho no país.
A exposição “Trabalho & Cidadania” aborda o trabalho na sociedade brasileira desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. A intenção é refletir a respeito das concepções de trabalho para a população do Brasil nos diversos contextos históricos, cruzando com a discussão a respeito da construção da nossa cidadania e abordando, a partir de dado momento, os caminhos da ordenação do mundo do trabalho em nosso país. Esta apresentação é feita por meio de fotos, poemas, músicas, pinturas, depoimentos, citação de estudiosos e textos que, de alguma forma, registram a presença do trabalho na vida do brasileiro no decorrer do tempo.
Avenida Getúlio Vargas, 279, Funcionários
Belo Horizonte / Minas Gerais
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002