O Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina é composto pelo acervo histórico do Arquivo, Biblioteca e Museu. O espaço abriga um vasto acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, composto de instrumentos médicos, artes plásticas, filatelia, óculos, medalhas, peças que fazem parte da história da Academia, objetos de uso pessoal de Acadêmicos, ilustres médicos e personalidades brasileiras.
Além disso possui obras raras, teses, periódicos, folhetos, os Anais da Academia, obras de referências, os prêmios concebidos durante os anos aos participantes, as memórias produzidas pelos membros. Fazem parte também deste acervo documentos textuais (manuscritos, diplomas, atas, dossiês, etc.), documentos iconográficos e audiovisuais que registram as atividades da instituição e de seus membros.
O novo espaço físico do Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina fica no térreo do prédio sede da instituição e foi inaugurado em 2019, sendo acessível ao público, com um ambiente climatizado, receptivo para atender gratuitamente os visitantes/pesquisadores possibilitando o avanço científico do país, assim como, a perpetuação da história dos grandes cientistas brasileiros.
A construção deste espaço por parte da Academia Nacional de Medicina demonstra uma importante iniciativa em preservar e conservar o Patrimônio histórico nacional. Através destes acervos busca-se manter a memória viva, trazendo o passado para perto do presente, visando um futuro glorioso.
Endereço: Avenida General Justo, 365, Centro
Rio de Janeiro / RJ
Fechado temporariamente em função da pandemia
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002