Navegue pelo museu
O Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina é composto pelo acervo histórico do Arquivo Sergio D’Avila Aguinága, a Biblioteca Alfredo Nascimento e o Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta. Acesse a visita e embarque em uma grande viagem pela história da medicina no Brasil.
O que você encontra aqui:
O Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina é composto pelo acervo histórico do Arquivo, Biblioteca e Museu. O espaço abriga um vasto acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, composto de instrumentos médicos, artes plásticas, filatelia, óculos, medalhas, peças que fazem parte da história da Academia, objetos de uso pessoal de Acadêmicos, ilustres médicos e personalidades brasileiras.
Além disso possui obras raras, teses, periódicos, folhetos, os Anais da Academia, obras de referências, os prêmios concebidos durante os anos aos participantes, as memórias produzidas pelos membros. Fazem parte também deste acervo documentos textuais (manuscritos, diplomas, atas, dossiês, etc.), documentos iconográficos e audiovisuais que registram as atividades da instituição e de seus membros.
Fique por dentro:
O novo espaço físico do Centro da Memória Médica da Academia Nacional de Medicina fica no térreo do prédio sede da instituição e foi inaugurado em 2019, sendo acessível ao público, com um ambiente climatizado, receptivo para atender gratuitamente os visitantes/pesquisadores possibilitando o avanço científico do país, assim como, a perpetuação da história dos grandes cientistas brasileiros.
A construção deste espaço por parte da Academia Nacional de Medicina demonstra uma importante iniciativa em preservar e conservar o Patrimônio histórico nacional. Através destes acervos busca-se manter a memória viva, trazendo o passado para perto do presente, visando um futuro glorioso.
Visite o Centro da Memória Médica:
Endereço: Avenida General Justo, 365, Centro
Rio de Janeiro / RJ
Horários de Visitação:
Fechado temporariamente em função da pandemia