Essa visita foi desenvolvida utilizando o plugin Adobe Flash Player que não é mais suportado pelos principais navegadores. Para visitá-la você precisará instalar uma versão antiga do navegador Mozilla Firefox juntamente com o plugin Adobe Flash Player.
Biofísico, escritor e humanista, Chagas Filho foi um cidadão do mundo, construindo uma vida atuante em diversos setores. Suas ações ultrapassam o âmbito acadêmico e ecoam em outros campos do saber. Entramos, através dessa exposição, no universo do filho que tinha tudo para simplesmente viver à sombra da brilhante carreira do pai, Carlos Chagas, e do irmão, Evandro Chagas. Mas foi além, construindo não apenas mais uma história de sucesso nas ciências. E sim, fazendo do seu nome um marco na pesquisa biomédica brasileira e na ciência como arma para a conquista da paz mundial.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC) é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada no histórico Pavilhão da Peste (ou Prédio do Relógio). Ela tem como principal missão a preservação da memória da instituição e das atividades de pesquisa, ensino, documentação e divulgação da história das ciências biomédicas no Brasil. Desta forma, sua ação gera grande material de referência para a produção de conhecimentos e de políticas de saúde pública.
Para tanto a COC conta com o acervo mais expressivo do Brasil. Nele, encontram-se os processos políticos, sociais e culturais da saúde transpostos em fotografias, filmes, documentos, peças museológicas e depoimentos orais. O que nos leva ao panorama científico do século XIX e aos arquivos pessoais de grandes sanitaristas brasileiros, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Souza Araújo e Belisário Penna.
A exposição que vamos apresentar aconteceu nos anos de 2010 e 2011 de forma itinerante. Mas você pode ficar por dentro de outras atrações entrando em contanto com a Casa de Oswaldo Cruz.
O compromisso social da Casa Oswaldo Cruz é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia. Não só através de programas de mestrado e especialização. Mas também apresentando para a comunidade de forma lúdica e criativa, exposições permanentes e itinerantes, com módulos interativos, multimídias e até teatro, o conteúdo historiográfico e a produção científica ligada à saúde no país.
Criada em 1985, a Casa cuida ainda da preservação e da restauração do patrimônio arquitetônico, ambiental e urbanístico da Fiocruz. Como o Castelo Mourisco e a Cavalariça, de 1905, que hoje é o Espaço da Biodescoberta, uma exposição interativa integrante do Museu da Vida, outro departamento da COC.
Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos. Prédio do Relógio.
Rio de Janeiro | Rio de Janeiro
Telefone: +55 (21) 3865-2121
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.
A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.
Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.
Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.
Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN
Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002