Projeto de visitação online a museus brasileiros
Realidade virtual abre portas de 12 museus brasileiros, que já podem receber público de todas as partes, pela internet. Programa reproduz com realismo e muita informação, o olhar de um visitante de verdade
Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão, agora, ser visitados pela internet de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. É o que permite o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas. Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos. O lançamento acontece e traz cinco museus para as telas do computador, como o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte/MG, o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul/SC e Casa de Cora Coralina, em Goiás Velho/GO.
Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, em Paris, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar. E, ora ressaltam apenas o espaço expositivo sem identificar peças, ora somente as peças sem contextualizá-las no projeto expográfico. Já o projeto ERA Virtual é muito mais completo. Explorando em profundidade o espaço da exposição, possibilita que o internauta “caminhe” pelo museu, olhe ao seu redor, identifique os detalhes dos edífícios que por si só contam uma história; além de identificar cada peça exposta, possibilitando ao visitante virtual desvendar e analisar cuidadosamente detalhes não percebidos anteriormente. Tudo isso podendo ser acompanhado da narração de um guia.
Muito mais intuitivo e de fácil utilização o projeto ainda será veiculado em inglês, espanhol e francês, democratizando o acesso à cultura brasileira. Criado pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos, o ERA Virtual foi desenvolvido a partir do modo de olhar de um visitante real e, incondicionalmente, atrai crianças, jovens e adultos.
Explorando os museus
A visita começa no lado externo do museu. No canto superior da tela o visitante encontra um mapa para se localizar. Assim que ele entra, setas indicam os trajetos que ele pode percorrer. É possível ter uma visão de 360º graus de qualquer ponto do museu. Todas as obras do acervo exposto podem ser ampliadas a partir de um clique, possibilitando ao navegador observar todos os detalhes, em muitos casos, girar o objeto para vê-lo de todos os ângulos. Durante a visita há textos explicativos sobre cada setor e cada obra da exposição. Além disso, todo o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo.
Para que tudo isso fosse possível, os museus e seus objetos foram filmados e fotografados de diversos ângulos e em alta definição. “A tecnologia possibilita que o internauta interaja de forma significativa com a visita”, opina a produtora-executiva do projeto, Carla Sandim. O sistema permite ao usuário avançar ou voltar no momento em que quiser, aproximar-se das obras, ler o que considerar mais relevante etc., podendo ir à qualquer parte do museu sem itinerário obrigatório. A tecnologia também não demanda computadores potentes ou com muita memória, o que torna o projeto acessível de qualquer máquina, em qualquer lugar do mundo, gratuitamente.
O objetivo do ERA Virtual é ampliar o alcance sócio-cultural dos museus que fazem parte do projeto, visto que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tal ampliação se dará pela utilização da internet, visto que, o IBOPE Nielsen Online estimou, que 64,8 milhões de brasileiros tinham acesso à internet no 2º trimestre de 2009. Outras metas são democratizar o acesso a essas informações de forma gratuita e fornecer um material de qualidade que pode, muitas vezes, ser utilizado como material didático e de pesquisa, utilizando-se das novas tecnologias na aquisição do conhecimento. “O ERA Virtual também possibilita que exposições programadas para durar um tempo específico perdurem para além do tempo real. Mesmo depois de desmontadas, a visitação online ainda estará disponível”, ressalta o coordenador do projeto, Rodrigo Coelho. O projeto ainda visa, é claro, o estímulo ao turismo cultural com a divulgação dos museus como atrativos turísticos. Quem não pesquisa, por exemplo, imagens e vídeos informativos dos locais que irá visitar?
O projeto custará 720 mil reais e é financiado por intermédio das Leis Federal e Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e incentivado por empresas privadas.
Os museus participantes da primera fase do projeto ERA Virtual- Museus são:
Lançamentos na segunda quinzena de março:
· Museu de Artes e Ofícios – Belo Horizonte / MG
· Museu Nacional do Mar – São Francisco do Sul / SC
· Casa de Cora Coralina – Goiás / GO
· Museu Victor Meirelles – Florianópolis / SC
· Museu do Oratório – Ouro Preto / MG
Lançamentos seguintes:
· Memorial Tancredo Neves – São João del-Rei / MG
· Museu de Ciências Naturais PUC Minas – Belo Horizonte / MG
· Museu do Homem do Nordeste – Recife / PE
· Museu Histórico Abílio Barreto – Belo Horizonte / MG
· Museu Guimarães Rosa – Cordisburgo / MG
· Museu Casa Guignard – Ouro Preto / MG
· Museu do Diamante – Diamantina / MG
Boa noite.
Achei muito interessante, uma oportunidade de conhecer museus, é fascinante, que nos enriquece, trazendo mais conhecimento.