Escolha um idioma e comece a navegar
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II.
O que você encontra por aqui:
São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos.
Fique por dentro:
O palácio de verão de d. Pedro II, hoje MUSEU IMPERIAL, foi a residência predileta do imperador. Este foi o local onde ele passou os melhores momentos de sua vida. Sua construção, iniciada em 1845 por determinação do monarca e às expensas de sua dotação pessoal, deu origem à cidade de Petrópolis.
O projeto original do major e engenheiro alemão Júlio Frederico Koeler, superintendente da Fazenda Imperial, foi seguido, após sua morte, pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo. O piso do vestíbulo, em mármore de Carrara e mármore preto da Bélgica, foi colocado em 1854, destacando-se ainda os assoalhos e as esquadrias em madeiras de lei, como o jacarandá, o cedro, o pau-cetim, o pau-rosa e o vinhático, procedentes das diversas províncias do Império. Os estuques das salas de jantar, de música, de visitas da imperatriz, de Estado e do quarto de dormir de suas majestades contribuem para dar graça e beleza aos ambientes do palácio, um dos mais importantes monumentos arquitetônicos do Brasil.
Os jardins foram planejados por Jean Baptiste Binot, com a orientação do próprio imperador, e nele se encontram ainda espécies raras da flora brasileira e da estrangeira.
Visite o Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220, Centro – Petrópolis / RJ
Telefone: +55 (24) 2233-0300 / 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Horários de Visita:
De terça a domingo, das 11h às 18h
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 17h30
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Atendimento nos setores técnicos: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30
*Brasileiros maiores de 80 anos, menores de 7 anos e pessoas com deficiência: gratuito
Guias de turismo com registro na Embratur: gratuito
Membros do ICOM: gratuito
Projeto “O Museu é nosso”: entrada gratuita para petropolitanos e moradores de Petrópolis, todas as quartas-feiras e último domingo do mês
Espetáculo Som e Luz
Apresentações: De quinta-feira a sábado às 20h