Pesquisar
Close this search box.

Aviso

Essa visita foi desenvolvida utilizando o plugin Adobe Flash Player que não é mais suportado pelos principais navegadores. Para visitá-la você precisará instalar uma versão antiga do navegador Mozilla Firefox juntamente com o plugin Adobe Flash Player. 

O que você encontra aqui

O Museu preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa, a exemplo de objetos de montaria e relacionados à atividade pecuária. Também está sob a guarda do Museu uma coleção de cerca de 700 documentos textuais entre os quais merecem referência os registros de caráter pessoal (certidões, correspondência recebida e emitida, documentos escolares), discursos, artigos em periódicos e originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de “Tutaméia”, sua última obra publicada.

Fique por dentro:

O Museu Casa Guimarães Rosa constitui, hoje, referência importante para o turismo em Minas, integrando o roteiro tradicional de visitas à Gruta do Maquiné e arredores. Além disso, desde a década de 1980, a instituição também funciona como um centro de atração de pesquisadores nacionais e internacionais, interessados em conhecer o seu acervo, bem como o patrimônio cultural e ambiental disperso nas áreas urbana e rural do município de Cordisburgo. Concomitante a esse crescente interesse de estudiosos e leitores de Rosa, as relações entre o Museu e a comunidade local tornaram-se significadamente estreitas, graças a uma programação de ação cultural, que têm promovido experiências contínuas de apropriação pelo público da obra poética do escritor.

Visite o Museu Casa de Guimarães Rosa:

logo_guimaraes

Museu Casa Guimarães Rosa

Rua Padre João, 744 – Cordisburgo

Fone: +55 (31) 3715-1425

Email: museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br

Horário de visitação:

De terça a domingo, das 9h às 17h.

[elementor_iframe_url]

memorial da justiça do trabalho da 21ª região

O que você encontra aqui

O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região busca preservar a história e a memória da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Sua função é manter viva a lembrança de pessoas, épocas e fatos importantes.

A instituição tem como compromisso a preservação da memória institucional, seguindo os princípios da administração pública, como a transparência, legalidade e moralidade, para proteger e manter seu acervo sempre em segurança.

Fique por dentro:

Além de preservar objetos, documentos e artefatos históricos da Justiça do Trabalho na 21ª Região, o Memorial do TRT-RN também promove ações educativas para magistrados e servidores do TRT21, a fim de engajar a comunidade por meio de exposições, eventos e publicações.

Sua função é preservar a memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e informativos, e prestar informações sobre sua história para toda a comunidade. A gestão da memória na instituição e o acesso aos itens e documentos que retratam sua trajetória contribuem para o exercício do direito coletivo à memória desta justiça especializada. O Memorial atua como protagonista na preservação e salvaguarda do acervo, compreendendo que a memória é essencial para o estudo da história.

Visite o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região:

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova – Natal/RN

Contato

Telefone – (84) 4006-3001 / 4006-3002