Escolha um idioma e comece a navegar
Sabe do que é feito um grande cientista? Experimentos ousados, disciplina, dedicação, atitude e grande preocupação com a humanidade. Assim foi Carlos Chagas Filho, que à luz das recentes descobertas da biologia, inaugurou novas tradições na pesquisa biomédica em modernos padrões científicos. Sua trajetória é tão marcante e decisiva que, por ela, acabamos tendo uma visão geral do desenvolvimento científico do país ao longo do século XX.
Biofísico, escritor e humanista, Chagas Filho foi um cidadão do mundo, construindo uma vida atuante em diversos setores. Suas ações ultrapassam o âmbito acadêmico e ecoam em outros campos do saber. Entramos, através dessa exposição, no universo do filho que tinha tudo para simplesmente viver à sombra da brilhante carreira do pai, Carlos Chagas, e do irmão, Evandro Chagas. Mas foi além, construindo não apenas mais uma história de sucesso nas ciências. E sim, fazendo do seu nome um marco na pesquisa biomédica brasileira e na ciência como arma para a conquista da paz mundial.
Onde:
A Casa de Oswaldo Cruz (COC) é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada no histórico Pavilhão da Peste (ou Prédio do Relógio). Ela tem como principal missão a preservação da memória da instituição e das atividades de pesquisa, ensino, documentação e divulgação da história das ciências biomédicas no Brasil. Desta forma, sua ação gera grande material de referência para a produção de conhecimentos e de políticas de saúde pública.
Para tanto a COC conta com o acervo mais expressivo do Brasil. Nele, encontram-se os processos políticos, sociais e culturais da saúde transpostos em fotografias, filmes, documentos, peças museológicas e depoimentos orais. O que nos leva ao panorama científico do século XIX e aos arquivos pessoais de grandes sanitaristas brasileiros, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Souza Araújo e Belisário Penna.
Quando:
A exposição que vamos apresentar aconteceu nos anos de 2010 e 2011 de forma itinerante. Mas você pode ficar por dentro de outras atrações entrando em contanto com a Casa de Oswaldo Cruz.
Fique por dentro:
O compromisso social da Casa Oswaldo Cruz é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia. Não só através de programas de mestrado e especialização. Mas também apresentando para a comunidade de forma lúdica e criativa, exposições permanentes e itinerantes, com módulos interativos, multimídias e até teatro, o conteúdo historiográfico e a produção científica ligada à saúde no país.
Criada em 1985, a Casa cuida ainda da preservação e da restauração do patrimônio arquitetônico, ambiental e urbanístico da Fiocruz. Como o Castelo Mourisco e a Cavalariça, de 1905, que hoje é o Espaço da Biodescoberta, uma exposição interativa integrante do Museu da Vida, outro departamento da COC.
Visite a Casa de Oswaldo Cruz
Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos. Prédio do Relógio.
Rio de Janeiro | Rio de Janeiro
Telefone: +55 (21) 3865-2121